Ford C-Max Forum banner
41 - 49 of 49 Posts
Olá jimblob2,

Lamento saber que ainda estás com problemas com o teu Duratec a consumir óleo em excesso. Ainda não tive oportunidade de fazer tudo o que planeei.
No entanto, retirei o coletor de admissão - mais uma vez - desta vez munido de melhores ferramentas para facilitar esse processo chato. Publicarei as minhas descobertas mais tarde, juntamente com fotos, para facilitar a vida das pessoas, pois descobri que o manual da Ford e, especialmente, o manual da Haynes não são suficientemente bons...
Limpei totalmente a admissão novamente, usando um limpador de carburador e algumas escovas de limpeza de aquário - eu sabia que comprar os peixes para a minha filha não era uma má ideia! :)
De qualquer forma, fiquei chocado ao descobrir quanta porcaria havia na admissão depois de apenas alguns meses (quando a limpei da última vez).
Isso me fez pensar novamente que a válvula PCV pode estar danificada - não estava. Simplificando, os Duratecs expelem tanto vapor/óleo oleoso... Verifique outros fóruns, especialmente o Mazda 3, pois eles também usam Duratecs...
Portanto, decidi instalar um reservatório de óleo desta vez - postarei fotos quando instalar o suporte de montagem, pois por enquanto ele está pendurado lá em uma braçadeira presa à ventoinha do radiador:)

Isso não resolverá o problema, mas confirmei que a válvula PCV está OK e instalei o reservatório de óleo para limpar o motor/coletor de admissão e poder monitorar quanto óleo/sujeira sai do separador de óleo.

Em seguida, é a substituição das vedações da haste da válvula de óleo e das juntas da tampa da válvula.

Se isso não ajudar, então uma troca de motor ou troca de carro! :) ou 2.0 cmax ou 2.5 turbo smax! :)

Vou experimentar o shell v power entretanto!

Em relação ao som - isso pode ser simplesmente uma mangueira de ar rachada em algum lugar. Ouça bem debaixo do capô. Use fumaça de charuto ou cigarro para encontrar o vazamento - verifique seriamente o youtube:)

Cumprimentos.

Olá a todos

Olhando para a quantidade de visualizações, este deve ser um dos tópicos mais populares! :)

De qualquer forma, tenho feito mais algumas pesquisas tentando entender por que meu carro começou a rodar, não só com gasolina cara, mas também com óleo :)

O texto abaixo é fácil de entender e reúne todas as informações importantes sobre a queima de óleo, então aproveite :)

Citação:
"Alguns motores usam mais óleo do que outros, mas quanto é demais? Folheie os manuais de reparo de vários fabricantes de automóveis e você encontrará uma variedade de especificações. Uma afirma que o motor não deve usar mais de 1 quarto (0,946 litros) de óleo em 3200 km. Outra afirma um litro em 500 km. Essa ampla gama de especificações desafia qualquer pessoa a determinar o que é excessivo. Muito tem a ver com o projeto do motor, a aplicação, a viscosidade do óleo e como ele é operado.

Quando o nível de óleo diminui, ele foi queimado dentro do motor ou vazou por uma junta ou vedação. Mesmo um pequeno vazamento fará com que o nível de óleo caia rapidamente, mas esse problema é facilmente perceptível por causa das manchas de óleo na parte inferior do carro e na entrada da garagem.

Determinar como o óleo desaparece quando não há vazamentos externos pode parecer complicado, mas é realmente muito simples. Existem apenas algumas maneiras pelas quais o óleo pode entrar na câmara de combustão e ser queimado no motor: pelas guias das válvulas, pelos anéis do pistão, pelo sistema de ventilação do motor ou, em alguns motores, por uma junta do coletor de admissão com vazamento. Vamos analisar cada um com um pouco mais de detalhes.

As válvulas do motor se movem dentro das guias das válvulas que fazem parte da cabeça do cilindro. Um pouco de óleo dentro da guia é necessário para fornecer lubrificação para as peças móveis e vedações de óleo são usadas para limitar a quantidade de óleo que pode entrar. Folgas excessivas entre as válvulas e as guias ou vedações gastas podem permitir que muito óleo escorra pelas guias e seja aspirado para o motor.

A única vez que você verá fumaça de óleo saindo do escapamento de um veículo com guias ou vedações de válvulas gastas é quando você liga o motor pela primeira vez depois que ele ficou parado por várias horas. O óleo teve tempo de escorrer pelas guias e se acumular atrás das válvulas. Conforme o motor é acionado, o óleo escorre para a câmara de combustão e é queimado rapidamente. A condução em pára e anda tende a puxar mais óleo pelas guias de admissão devido ao vácuo mais alto do coletor de admissão, mas o óleo é queimado à medida que é puxado e o problema tem que ser muito ruim antes que a fumaça do óleo possa ser vista atrás do veículo.

O primeiro passo para corrigir esse problema é substituir as vedações das válvulas. Muitas vezes, o mecânico pode estimar o desgaste nas guias das válvulas enquanto as vedações são substituídas. Se a folga da guia for muito grande, as cabeças dos cilindros devem ser removidas para reparos.

Os anéis do pistão e as paredes do cilindro gastos permitem que o óleo passe pelo pistão para a câmara de combustão. O óleo é jogado nas paredes do cilindro pelos mancais do virabrequim, portanto, folgas grandes nos mancais também podem causar consumo de óleo, porque há muito óleo na parede do cilindro para os anéis controlarem. A condução em alta rotação também jogará mais óleo nas paredes do cilindro, portanto, o consumo de óleo pode ocorrer mesmo com bons anéis de pistão.

O óleo que passa pelos anéis do pistão pode deixar uma névoa de fumaça atrás do veículo durante a condução, mas não causará uma nuvem de fumaça na partida do motor. Os resultados do teste de compressão do motor podem parecer bons, mas isso ocorre porque as grandes quantidades de óleo nas paredes do cilindro ajudam a vedar os anéis em velocidades de partida, portanto, a melhor maneira de diagnosticar anéis ruins é visualmente. Remova as velas de ignição e use uma pequena luz para olhar para a parte superior do pistão. Os cilindros de queima normal terão um revestimento de carbono marrom ou preto uniforme na parte superior do pistão, enquanto um pistão com óleo passando pelos anéis terá o carbono lavado ao redor da borda do pistão.

Motores industriais e motores de alto desempenho são frequentemente construídos com folgas maiores e usarão mais óleo. Operar qualquer motor sob cargas pesadas ou alta rotação também fará com que ele use mais óleo. O uso de um óleo com maior viscosidade reduzirá o consumo de óleo, mas também usará mais cavalos de força do motor.

Finalmente, outras maneiras pelas quais o óleo pode ser consumido no motor não são comuns, mas uma junta do coletor de admissão com vazamento em alguns motores V6 e V8 pode permitir que o óleo seja puxado para a câmara de combustão. Como o vazamento está na parte inferior do coletor de admissão, pode ser difícil de testar, mas muitas vezes esse tipo de problema fará com que a vela de ignição suje no cilindro afetado pelo vazamento.

A função do sistema de ventilação do motor é remover vapores nocivos do cárter. Ele faz isso puxando os vapores por uma válvula PCV ou orifício para o coletor de admissão, onde os vapores são queimados. Se a válvula PCV errada for instalada, a taxa de fluxo pode ser muito alta e a névoa de óleo também pode ser puxada. Isso pode usar muito óleo rapidamente, portanto, sempre substitua a válvula PCV pela correta.

Corrigir o consumo excessivo de óleo pode ser caro, mas alguns dos problemas podem ser reparados a um custo relativamente baixo. Para a maioria dos motoristas, o óleo do motor não deve cair abaixo da marca "adicionar" entre as trocas de óleo. Se isso acontecer, o desafio é descobrir como o óleo está sendo consumido."

Isso é do endereço abaixo e eu não assumo nenhum crédito por isso!

Vehicle Oil Consumption, Why's & Wherefores

Postarei minhas descobertas sobre a nova válvula PCV e o reservatório de óleo na próxima semana.

Cumprimentos.

Bem, tenho monitorizado o meu consumo de óleo, 7 litros em 4000 milhas. Eu diria que isso é excessivo.

Estive a mexer no motor hoje, limpei a tampa das válvulas e tirei uma vela de ignição - só por curiosidade. Tirei a vela de ignição número 2, havia óleo à volta da rosca, então tirei uma foto do buraco da vela de ignição. Parece que o óleo está a vazar da tampa das válvulas para o buraco da vela de ignição.

Uma junta da tampa de válvulas (balancins) defeituosa causaria o problema de queima de óleo que tenho?

Não sei muito sobre motores, alguma ideia?

Fui ver o concessionário, eles ficaram um pouco perplexos. Tenho notado que há óleo em todos os orifícios das velas de ignição, o terceiro da esquerda tem uma poça de óleo.

Eles sugeriram uma lavagem do motor e troca de óleo. Também pedi que trocassem a junta da tampa das válvulas. Está marcado para o dia 2 de setembro. Dedos cruzados e manterei você informado.

Fui ver o concessionário, eles ficaram um pouco perplexos. Notei que há óleo em todos os orifícios das velas de ignição, o terceiro da esquerda tem uma poça de óleo.

Eles sugeriram uma lavagem do motor e troca de óleo. Também pedi para trocarem a junta da tampa de válvulas. Está agendado para o dia 2 de setembro. Dedos cruzados e manterei você informado.
A lavagem do motor não resolveu meu problema de consumo de óleo, mas, por outro lado, o carro está funcionando muito rápido e suave. Eles não trocaram a junta, disseram que o vazamento não era grande o suficiente para ser motivo de preocupação.

Feito 90.000 agora - motor funcionando bem, acho que só terei que completar até negociá-lo.

portanto, decidi instalar um reservatório de óleo desta vez - postarei fotos quando instalar o suporte de montagem, pois por enquanto ele está pendurado lá em um abraçadeira preso à ventoinha do radiador:)
Hora de reviver o tópico :)Onde você conseguiu o kit para o reservatório de óleo, por favor? Foi de prateleira ou você teve que fabricar algo?

Eu sei que este é um tópico antigo, mas tenho algumas informações para inserir relacionadas ao meu próprio 1.8 a gasolina. Tenho um consumo de óleo um pouco maior do que o valor TIS citado acima, mas meu motor já rodou 136.000 km. Ainda está silencioso, suave, etc. e a quilometragem combinada é de 35-39 mpg de condução normal e ocasionalmente enérgica.
O consumo de óleo parece constante, em vez de aumentar com o tempo, o que é reconfortante. Não tenho fumaça que eu possa ver ao ligar ou dirigir.

* Quando peguei o carro pela primeira vez, fiquei alarmado com as leituras da minha vareta. Se o carro ficou parado por um dia ou mais e eu verifico a vareta, às vezes não há nada nela, ou um pouco tocando a ponta. Está em uma superfície plana e nivelada.
* Se eu limpar isso e 'mergulhar' novamente, obtenho uma leitura mais esperada mostrando um nível claro e óbvio entre as linhas inferior e superior, mas somente se feito pelo método em minha solução abaixo.
* Se eu mergulhar novamente, mas girá-la 360 graus antes de puxá-la, obtenho uma leitura que sugere que está cheio demais.

A solução? Eu me certifico de que as marcações da vareta estejam voltadas para a parte traseira do carro e tomo isso como minha leitura. Não tenho ideia de como descobri isso, mas fiquei preocupado com a aparente imprecisão do nível.

Agora verifico o óleo toda semana ou em torno da marca de 500 milhas, o que ocorrer primeiro. Acho que esses poucos minutos de verificação podem me poupar um mundo de problemas. O tempo dirá se algo mais precisa ser feito ou se há um problema maior/sério.

Eu acho que vou trocar a válvula PCV em breve, pois não acho que ela tenha sido trocada e provavelmente precisa ser trocada de qualquer maneira sob a atitude de 'boa prática'.

41 - 49 of 49 Posts